Os olhares da indústria fonográfica gospel internacional estão voltados para o Brasil. O aumento significativo do consumo e da população evangélica, surpreende a todos. Aqui, a fé não só move montanhas; como também movimenta milhões de reais com o comércio de produtos e serviços para o público cristão. R$ 1,5 bilhão por ano, para ser mais preciso. O público evangélico brasileiro saltou de 4,8 milhões em 1970 para mais de 26 milhões no ano 2000 (IBGE). Considerando uma taxa de crescimento anual de 6%, estima-se que ainda neste ano, o número de evangélicos ultrapasse os 45 milhões e assim, em 2020 - 129 milhões de pessoas – chegando a metade da população brasileira. Este panorama, que tem surpreendido a todos, por caminhar na contramão das principais nações do planeta, e que, contribuí para uma mudança gradativa da cultura no país, tem despertado também, a atenção das grandes corporações do segmento.

De fato, Williams tem razão. Em número de evangélicos, o Brasil só perde para os Estados Unidos, onde, apesar da constante queda, 57,9% da população, ainda se diz protestante.
Kevin Hyer, diretor executivo do grupo Word Entertainment nos Estados Unidos, pela primeira vez no Brasil
“7% do nosso faturamento está aqui, mas este índice cresce a cada ano, e ao que tudo indica deve nos surpreender em pouquíssimo tempo” disse o americano Kevin Hyer, diretor executivo para assuntos internacionais do grupo Word Entertainment, que pela primeira vez veio ao Brasil e esteve na ExpoCristã 2010, para consolidar a parceria de distribuição nacional com a BV Films.
Hyer, que representa artistas como Jaci Velasquez, Salvador, Nataly Grant, entre outros, salienta que uma possível mudança cultural deve acontecer a curto prazo. “Se antes o Brasil era pouco visitado por artistas internacionais, hoje, o que todos querem é ter uma passagem pelo país o mais rápido possível. Apesar de apenas 5% da população aqui, falar inglês, a rota dos grandes espetáculos, que normalmente começam pela Europa e EUA, a partir de agora, deve privilegiar o Brasil já no início de suas turnês”.
É impossível negar. Se ainda há qualquer tipo de preconceito com o gênero gospel no Brasil, em pouco tempo isso deve acabar. As grandes empresas de entretenimento, comunicação e mídia como Sony, Som Livre, Rede Globo entre outras, rapidamente, se renderam a cultura cristã, que se impõe sem maiores alardes. A mensagem que o povo manda nas entrelinhas é facilmente entendida: “quer sobreviver, economicamente? nos ofereça produtos compatíveis com nossa fé”. Assim, no começo deste ano, a Sony Music criou o departamento gospel de sua gravadora – o primeiro da instituição no mundo -, que em menos de 6 meses superou os objetivos iniciais, estabelecidos pela empresa no país; A Som Livre passou a distribuir CDs e DVDs gospel, investindo num marketing acirrado, até mesmo no horário nobre da maior emissora do país. A Rede Globo, que nunca havia dado espaço aos evangélicos, começa incluindo músicas em suas novelas e privilegiando artistas com apresentações ao vivo, como é o caso de Fernanda Brum, Aline Barros e Diante do Trono que, recentemente, se apresentaram no programa Domingão do Faustão.
Diante dos números, a melhor solução, mesmo, é render-se. Na contramão das tendências, o gênero gospel é o único do segmento fonográfico que cresce no Brasil e um dos poucos que consegue sobreviver, exclusivamente da venda do CD físico, já que a pirataria no segmento é bem menor se comparada àquela que dizima a classe secular. Pelo segundo ano consecutivo, o mercado musical brasileiro, apesar das expectativas pessimistas, cresceu 8,% graças ao povo evangélico. Em 2009 o setor movimentou $ 175 milhões de dólares com a venda de música no formato (CD, DVD, Blu-Ray) além dos formatos digitais que já representam 11% do faturamento e prometem bancar o futuro do mercado músical, seguindo a trilha do mercado americano.
Dinheiro é importante. Movimenta o mundo. Mas o que todos, verdadeiramente comemoram é que através da música, o Ide e Pregai o Evangelho a Toda Criatura está realmente dando certo.
VENDAS – MERCADO DA MÚSICA GOSPEL NO BRASIL
- Áudio (CDs) 60%
- Video (DVD’s) 28.1%
- Digital (Mídia Online) 11,9%
INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE O BRASIL
- É o quinto maior país do mundo, com 190 milhões de habitantes;
- É o país com maior economia nacional da América Latina;
- É uma das economias que mais cresce no mundo (5% ao ano);
- Os evangélicos cresceram de 2.6% para 29% em 20 anos, enquanto que a proporção de católicos caiu de 95% para 63%;
- Todos os anos, abrem, aproximadamente 10 mil novas igrejas; que se agregam as 200 mil já existentes;
- 300 mil novos pastores e lideres são consagrados;
- Cerca de 500 escolas de educação teológica são abertas
Por Oziel Alves
Fonte: Ozielfalves.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário